UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

04/03/2010 - 13h33

Número de pedidos de seguro-desemprego sofre queda nos EUA

EFE
Washington, 4 mar (EFE).- O número de pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos caiu 29 mil na semana passada e ficou em 469 mil, informou hoje o Departamento de Trabalho americano.

Nas duas semanas anteriores, esse número havia aumentado em parte devido a entraves burocráticos e também por causa das fortes tempestades de neve que paralisaram as atividades no leste do país por vários dias.

Na comparação com os números de 2009, as solicitações semanais caíram 26% no mesmo período, e o número de pessoas que recebem o benefício teve queda de 8%.

A média de solicitações feitas em quatro semanas caiu 3,5 mil, para 470.750. Os analistas consideram esta uma medida mais clara das tendências do mercado de trabalho do que o dado semanal, que está sujeito a variações.

Mais da metade das pessoas que recebem os benefícios pagos pelos estados perde esse subsídio, em geral após 26 semanas, antes de encontrarem um novo emprego.

O número de pessoas que ficaram sem trabalho por mais de seis meses durante a recessão que começou em dezembro de 2007 subiu para 6,3 milhões em janeiro, o que representa 41% das 14,8 milhões de pessoas classificadas oficialmente como desempregadas no país.

Em resposta a este longo prazo, o governo federal criou vários programas que estendem os subsídios. Em alguns estados os benefícios estão disponíveis por até 99 semanas.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host