UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/03/2010 - 15h58

Em Nova York, Meirelles diz que ainda não decidiu se disputa eleições

EFE
Nova York, 5 mar (EFE).- O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, disse hoje em Nova York que ainda não decidiu se vai concorrer a um cargo público nas eleições deste ano e assegurou que, por enquanto, está concentrado em sua atual função.

"No momento em que eu tomar uma decisão, anunciarei imediatamente, porque é algo que tem que ser conhecido", afirmou Meirelles, que é filiado ao PMDB, após falar sobre o panorama econômico brasileiro em um evento organizado em Nova York pela Câmara de Comércio Brasileiro-Americana.

"O compromisso que tenho com o presidente Lula e com a sociedade brasileira é que estarei totalmente centrado no Banco Central enquanto estiver aqui", explicou.

Isso "pode significar até o começo de abril, se decidir concorrer a um cargo público, ou até o final de dezembro, se a decisão é não fazê-lo", disse Meirelles.

Além disso, o presidente do BC lembrou que a projeção para o crescimento da economia brasileira em 2010 é de 5,8% do Produto Interno Bruto (PIB), frente ao avanço médio de 3,1% previsto para outras economias emergentes, excluindo China e Índia.

Meirelles afirmou que o investimento estrangeiro direto "está retornando ao Brasil" e, segundo seus cálculos, alcançará US$ 45 bilhões neste ano, nível similar ao de 2008 e sensivelmente maior que os US$ 26 bilhões de 2009.

O presidente do BC também destacou a evolução propícia do nível de dívida pública líquida frente ao PIB, que vem caindo desde 2002 e que deve ficar em 41,7% este ano.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host