UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

08/03/2010 - 11h36

Alemanha discute com França criar Fundo Monetário Europeu

EFE
Berlim, 8 mar (EFE).- O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schaeuble, está elaborando com a França propostas concretas para a criação do Fundo Monetário Europeu, cujo objetivo seria evitar crises como a da Grécia.

Um porta-voz do Ministério das Finanças informou hoje que o ministro apresentará "em breve" as ideias, que pretende coordenar sobretudo com a França, "o principal membro na União Europeia".

Segundo essa fonte, a ideia de Schaeuble é criar uma instituição com a experiência do Fundo Monetário Internacional.

O porta-voz não confirmou informações do "Financial Times Deutschland", que diz que os planos já estão bastante avançados e que, entre outras medidas, contemplam que não haja um direito automático a receber ajudas, mas seja mantida a possibilidade de que um Estado quebre.

O jornal assegura que a ideia é que a decisão de conceder ajuda a um membro em crise só possa ser tomada unanimemente por todo o Eurogrupo.

Em última instância, se poderia até aceitar a saída de um país da zona do euro, ainda segundo o jornal.

Em entrevista ao periódico alemão "Welt am Sonntag", Schaeuble defendeu a ideia de criar a instituição nova com o argumento de que a "zona do euro pretende solucionar os problemas com sua própria força".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host