UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/03/2010 - 16h57

Confiança na economia dos EUA atinge ponto mais baixo em 5 meses

Nova York, 11 mar (EFE).- A confiança dos consumidores dos Estados Unidos na evolução da economia e sua situação financeira caiu em março até seu nível mais baixo em cinco meses, informou nesta sexta-feira a Universidade de Michigan.

Segundo dados preliminares, o índice de confiança que essa instituição elabora ficou este mês em 68,2 pontos, comparado com os 77,5 de fevereiro.

Trata-se do nível mais baixo que se registra desde outubro de 2010 e representa também a maior queda - de 9,3 pontos - experimentada desde outubro de 2008, após a explosão da crise financeira.

O dado divulgado pela Universidade de Michigan surpreendeu os analistas, que tinham previsto que ficaria ao redor dos 76 pontos, favorecido pela melhora experimentada no mercado de trabalho nos Estados Unidos.

A queda está relacionada com o aumento dos preços da gasolina experimentado pelos consumidores americanos nas últimas semanas, devido ao auge do preço do petróleo frente às tensões vividas no Oriente Médio e no norte da África.

O subíndice que mede a intenção de despesa atual dos consumidores (sua disposição a realizar compras importantes no curto prazo) retrocedeu em março para 83,6 pontos, abaixo dos 86,9 do mês anterior.

O subíndice da pesquisa relativo às expectativas de consumo das famílias americanas em um prazo de cerca de seis meses desceu este mês para 58,3 pontos, frente aos 71,6 de fevereiro.
Hospedagem: UOL Host