UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/03/2010 - 06h39

Nave "Soyuz TMA-16" deixa a Estação Espacial Internacional

EFE
Moscou, 18 mar (EFE).- A nave "Soyuz TMA-16", com o cosmonauta russo Maxim Surayev e o astronauta da Nasa Jeff Williams, se desenganchou hoje da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e partiu em sua viagem de volta à Terra, informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

A estadia de Surayev e Williams na plataforma orbital durou 169 dias, quatro horas e oito minutos.

Está previsto que a nave aterrisse às 14h23 hora de Moscou (8h23 de Brasília) nas estepes do Cazaquistão, a cerca de 60 quilômetros da cidade de Arkalik, disse um porta-voz do CCVE à agência oficial russa "RIA Novosti".

Na véspera, Williams passou o comando da ISS ao cosmonauta russo Oleg Kotov, que, seguindo a tradição, tocou o sino da plataforma orbital.

Após a saída de Surayev e Williams, permanecem na ISS o comandante Kotov, o engenheiro de bordo japonês Soichi Noguchi e o astronauta da Nasa Timothy Creamer, que chegaram à plataforma no final de dezembro passado.

A tripulação será completada em abril, com os três astronautas da expedição número 24, cuja saída rumo ao espaço a bordo da "Soyuz TMA-18" está prevista para o dia 2.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host