UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

24/03/2010 - 11h26

Demanda por bens duráveis cresce 0,5% nos EUA

EFE
Washington, 24 mar (EFE).- A demanda por bens duráveis nos Estados Unidos cresceu 0,5% em fevereiro, para US$ 178,1 bilhões, no terceiro aumento mensal consecutivo deste indicador, informou hoje o Departamento de Comércio.

Em janeiro, os pedidos de bens duráveis cresceram 3,9%. Em fevereiro, a maioria dos analistas esperava um aumento de 1,7%.

Após quatro trimestres consecutivos de contração, na pior, a maior economia do mundo retornou ao crescimento em meados de 2009. Nesse contexto, a demanda por bens duráveis é tida como um indicador de atividade futura da economia, porque sinaliza os investimentos das empresas em equipamentos e máquinas.

No segundo mês deste ano, os pedidos de maquinarias e aviões para uso civil aumentaram. Por outro lado, diminuíram as encomendas de veículos automotores, equipamentos eletrônicos e materiais de uso militar.

Excluindo as encomendas de aviões e de artigos de uso militar, os pedidos de bens de capital aumentaram 1,1% no mês passado, o que indica um aumento nos investimentos feitos pelas empresas.

Os dados dos últimos oito meses mostram que o setor industrial americano começa a se recuperar da recessão mais profunda que o país sofreu em sete décadas. Para isso, tem contribuído o aumento das exportações e a reposição dos estoques nos Estados Unidos.

Em comparação com os primeiros dois meses de 2009, os pedidos de bens duráveis subiram 11,4% no começo de 2010.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host