UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

24/03/2010 - 04h09

Exportações japonesas têm alta de 9% em fevereiro

Tóquio, 24 mar (EFE).- As exportações japonesas alcançaram em fevereiro o valor de 5,58 trilhões de ienes (48,95 bilhões de euros), aumento de 9% com relação ao mesmo mês de 2010, informou o Governo japonês nesta quinta-feira.

Os dados de fevereiro representam avanço das exportações pelo 15º mês consecutivo.

Já as importações aumentaram 9,9% em fevereiro, aos 4,93 trilhões de ienes (43,215 bilhões de euros).

Desta forma, a balança comercial do Japão teve no segundo mês do ano superávit de 654,1 bilhões de ieness (5,731 bilhões de euros), o que representa aumento de 2,5% com relação a fevereiro de 2010.

Em janeiro, as exportações haviam avançado apenas 1,4% na comparação com dezembro.

As exportações à China, principal parceiro comercial do Japão, aumentaram em fevereiro 29,1%, enquanto as vendas aos Estados Unidos avançaram 2%.

No comércio com a União Europeia, o Japão registrou volume de exportações 12,7% maior.

Já nos intercâmbios com os três principais parceiros comerciais japoneses na América Latina (México, Brasil e Chile), o país asiático teve perda de 16,5% nas exportações e aumento de 5,9% nas importações.

O superávit comercial do Japão pode sofrer uma importante queda em março pelo efeito do terremoto e do posterior tsunami do dia 11.

O desastre natural, que afetou o nordeste japonês, prejudicou seriamente as redes logísticas do país.

Além disso, a crise nuclear da usina de Fukushima pode ter um grande impacto negativo no setor agroalimentar pela contaminação radioativa em alguns alimentos.

O Japão e seus parceiros no G7 chegaram a acordo na semana passada para intervir no mercado de divisas para desvalorizar o iene e facilitar a recuperação do terremoto.
Hospedagem: UOL Host