UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/03/2010 - 10h49

Economia dos EUA cresceu 2,9% em 2010

Washington, 25 mar (EFE).- A economia dos Estados Unidos, que tinha registrado uma contração de 2,6% em 2009, cresceu 2,9% no ano passado e o ritmo da atividade se acelerou durante o último trimestre, informou hoje o Departamento de Comércio do país.

Em seu cálculo definitivo do Produto Interno Bruto (PIB), o Governo registrou um ritmo anual de crescimento de 3,1% entre outubro e dezembro, três décimos mais que o calculado previamente feito.

A correção de números do quarto trimestre se deveu, principalmente, a uma revisão que aumentou os investimentos de estoque e os investimentos das empresas.

Por sua vez, o índice de preços em despesas de consumo, uma medida da inflação vinculada com o PIB e à qual o Federal Reserve (Fed, banco central americano) em sua política monetária presta muita atenção, subiu 0,4% entre outubro e dezembro. O cálculo preliminar dava uma inflação de 0,5%.

A despesa dos consumidores, que nos EUA representam quase 70% do PIB, também se acelerou no último trimestre e aumentou a uma taxa anualizada de 2,8%, após um ritmo de 1,7% no trimestre anterior.

Em todo o ano de 2010 a despesa dos consumidores subiu 1,3%, após uma contração de 0,8% em 2009.

O comércio exterior somou 3,3 pontos percentuais ao crescimento do PIB no quarto trimestre, e em todo o ano o déficit na balança comercial de bens e serviços diminuiu meio ponto percentual do PIB.
Hospedagem: UOL Host