UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/03/2010 - 06h28

Angela Merkel diz que ajuda à Grécia favorece estabilidade do euro

EFE

Bruxelas, 26 mar (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, se mostrou satisfeita com a solução conjunta estipulada pelos líderes europeus para ajudar a Grécia se o país o precisar, e assegurou que a decisão favorece a estabilidade do euro.


"Estou muito contente com o compromisso de ontem (quinta-feira), acho que a Europa demonstrou capacidade de negociação em uma questão importante e ao mesmo tempo fez algo pela estabilidade do euro e pela solidariedade com um país em uma situação difícil", declarou a chanceler em sua chegada ao Conselho Europeu, que termina nesta sexta, em Bruxelas.

"Para todos nós é muito importante que nossa moeda (...) permaneça estável em longo prazo", acrescentou.

Os 27 membros do bloco europeu abordarão hoje a estratégia econômica para a próxima década a partir de uma proposta da Comissão Europeia intitulada "Europa 2020", um debate que Merkel acredita que será bem sucedido.

A Alemanha, que se opôs a uma ajuda precipitada à Grécia baseada exclusivamente em empréstimos bilaterais dos países europeus, conseguiu fazer ontem com que os demais membros comunitários aceitassem uma solução combinada entre contribuições bilaterais e apoio do Fundo Monetário Internacional (FMI).

 

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host