UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/03/2010 - 06h33

Déficit público da França em 2009 foi de 7,7%, diz jornal

EFE
Paris, 26 mar (EFE).- O déficit público francês foi de 7,7% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado, segundo dados revelados nesta sexta-feira pelo jornal "Les Echos" e que, se forem confirmados oficialmente na próxima semana, representarão um déficit menor que as primeiras projeções.

O Instituto Nacional de Estatística (INSEE) tinha calculado em suas últimas antecipações que o buraco das contas públicas francesas no ano passado chegaria a 7,9% do PIB.

A diferença entre essas duas porcentagens se deveria essencialmente, segundo o "Les Echos", a um menor déficit da Seguridade Social (22 bilhões de euros, ao invés dos 23,5 bilhões antecipados).

O impacto da crise tinha começado a deixar de ser notado nas contas públicas francesas em 2008, quando o déficit público foi de 3,4% do PIB e superou, portanto, o limite de 3% estabelecido pelo Pacto de Estabilidade.

Para este ano, o Governo espera que os números vermelhos representem 8,2% do PIB. O objetivo em médio prazo é voltar a ficar abaixo da marca de 3% em 2012.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host