UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/03/2010 - 07h12

Economia francesa cresce abaixo das previsões para o 1º trimestre

EFE
Paris, 26 mar (EFE).- A recuperação da economia francesa sofre um esfriamento neste primeiro trimestre, e seu crescimento será de 0,2% em relação aos três últimos meses de 2009, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INSEE), que revisou para baixo sua previsão.

Em sua nota trimestral de conjuntura, o INSEE reduziu pela metade o crescimento previsto em dezembro para o período de janeiro a março, enquanto manteve sem mudanças os 0,3% que antecipa para o segundo trimestre de 2010.

Dois fatores principais explicam a correção do primeiro trimestre. O primeiro é o fato de que a progressão do Produto Interno Bruto (PIB) constatada entre outubro e dezembro (0,6%) teve grande relação com um efeito "técnico" derivado da regulação do nível de reservas pelas empresas, enquanto o segundo foi um forte aumento do consumo.

O INSEE advertiu em sua nota de conjuntura que o consumo "globalmente se estagnará no primeiro semestre de 2010", principalmente por conta de um descenso das compras de automóveis e energia.

A taxa de desemprego deve seguir subindo, passando de 9,6% no último trimestre de 2009 a 9,8% em meados deste ano, um nível equivalente ao de 1999.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host