UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/03/2010 - 05h45

Imprensa grega respira aliviada após pacote de ajuda da zona euro

EFE
Atenas, 26 mar (EFE).- A imprensa grega recebeu com alívio o mecanismo de ajuda oferecido à Grécia na noite de quinta-feira na cúpula da União Europeia em Bruxelas, que combina apoio do Fundo Monetário Internacional (FMI) com créditos dos países da zona do euro.

"A Grécia está a salvo", destacam hoje os principais diários de Atenas, repetindo as palavras do primeiro-ministro grego, Yorgos Papandreu, ao final da reunião extraordinária do grupo do euro.

O maior jornal do país, o "Ta Nea" traz como título a expressão de alívio "Uffffffff!", e acrescenta que "um compromisso francês-germânico fez com que fosse aprovado um mecanismo de apoio à Grécia".

O Executivo de Papandreu, que assumiu o poder há apenas seis meses, foi obrigado a assumir drásticas medidas para economizar 4,8 bilhões de euros para salvar o país da quebra.

Pela primeira vez, um país da zona do euro se encontra sob estrita vigilância de parte de seus parceiros para que "a crise grega" não se propague a outros membros, como Espanha ou Portugal.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host