UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/04/2010 - 23h04

Governo elimina imposto à importação de etanol até 2011

EFE
São Paulo, 5 abr (EFE).- A Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu hoje eliminar a tarifa de 20% aplicada à importação de etanol, medida aplaudida pelos produtores brasileiros, que agora esperam uma resposta similar dos Estados Unidos.

A Camex anunciou a redução temporária para até o final de 2011, medida que entrará em vigor quando publicada em Diário Oficial, provavelmente ainda esta semana.

A medida, além de garantir o abastecimento do mercado local, afetado pela redução da oferta e o conseguinte aumento dos preços, foi recebida pela União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) como "corajosa" e um "passo essencial para promover o livre-comércio das energias limpas".

"É um grande passo na construção de um mercado global de biocombustíveis (...) e o Brasil, que é o maior produtor e exportador mundial de etanol de cana-de-açúcar, com 60% do mercado global, deve dar o exemplo e eliminar barreiras para os combustíveis limpos e renováveis", diz um comunicado da Unica.

Segundo a entidade, os EUA impõem duas tarifas ao etanol importado do Brasil, com uma taxa de 2,5% e um adicional de US$ 0,1427 por litro, que resultam em um equivalente tarifário de 30%.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host