UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

06/04/2010 - 09h21

Equipe do FMI viaja a Atenas para acompanhar plano de austeridade

EFE
Atenas, 6 abr (EFE).- Um grupo de especialistas do Fundo Monetário Internacional (FMI) iniciará amanhã em Atenas uma visita de 15 dias para vigiar de perto os mecanismos do plano de austeridade do Governo grego para tirar o país da grave crise econômica.

Segundo informou hoje à Agência Efe um porta-voz do Ministério das Finanças, além de fazer um acompanhamento dos orçamentos estatais e a posta em prática do Plano de Estabilidade e Desenvolvimento aprovado pela Comissão Europeia (CE) para superar a crise, a missão do FMI se encarregará de "prestar assistência técnica" às autoridades helenas.

Divididos em dois grupos, os representantes do FMI permanecerão em Atenas 15 dias, segundo o porta-voz.

Em princípio, o Governo do primeiro-ministro grego, Yorgos Papandréu, tentou evitar os créditos do FMI.

A imprensa destaca que os analistas do Fundo aproveitarão sua estadia em Atenas para estudar a situação, diante da eventualidade que Grécia tenha que recorrer à entidade como última instância.

Alguns analistas opinam que se o país em crise obtivesse um crédito do FMI não precisaria adotar novas medidas de economia no próximo ano, mas sim para 2011 e 2012.

Papandréu adotou em março um plano de reajuste fiscal, que recebeu o apoio de seus sócios da União Europeia (UE), pelo que deseja economizar 4,8 bilhões de euro em 2010.

O plano inclui aumento de impostos, cortes dos salários do setor público e o congelamento das pensões.

Com uma dívida pública de 300 bilhões de euros, a Grécia se comprometeu diante dos membros da zona do euro a reduzir seu déficit fiscal até 8,7% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, desde o 12,7% que alcançou em 2009.

Segundo informou hoje o jornal "Financial Times", a Grécia planeja lançar uma emissão de bônus nos Estados Unidos na busca de novos investidores, a fim de obter entre US$ 5 bilhões e US$ 10 bilhões para cumprir os prazos de vencimento de sua dívida.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host