UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

08/04/2010 - 19h21

Brasil, Rússia, Índia e China retomarão análise sobre dólar em Brasília

EFE
Brasília, 8 abr (EFE).- Os líderes de Brasil, Rússia, Índia e China retomarão sua análise sobre a possível supressão do dólar no comércio entre seus países, durante a próxima cúpula do grupo Bric, informou hoje o diplomata Roberto Jaguaribe, em entrevista coletiva.

O evento será realizado em Brasília no dia 16 de abril e reunirá os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva; o da Rússia, Dmitri Medvedev; o da China, Hu Jintao; e o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh.

Jaguaribe disse que um dos temas na agenda será a possibilidade de utilizar outra moeda no lugar do dólar no comércio entre os países do grupo.

A proposta começou a ser analisada durante uma cúpula no ano passado, realizada na cidade russa de Yekaterimburgo.

Jaguaribe afirmou que a análise será reforçada do ponto de vista técnico por representantes dos bancos centrais dos quatro países, mas esclareceu que não deve ser esperado "nenhum tipo de decisão" nesse sentido.

"Ninguém está interessado em jogadas que possam provocar grandes marés", disse o diplomata, que acrescentou que a análise retomada em Brasília continuará sendo estudada entre autoridades econômicas dos quatro países na reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI), no fim de abril, em Washington.

Jaguaribe afirmou, no entanto, que ainda não há "nada em negociação firme" nesse sentido e ressaltou que o Bric "não quer ser um grupo normativo, como o Grupo dos Sete (G7, que reúne os países mais industrializados), pois não tem pretensão nem capacidade para isso".

Os países do Bric concentram cerca de 40% da população, 14,6% do Produto Interno Bruto (PIB), 12,8% do comércio mundiais e 25% da superfície terrestre do planeta.

A busca de uma alternativa ao dólar foi proposta no ano passado por Lula, após a explosão da crise financeira mundial, baseando-se em um sistema similar ao que o Brasil colocou em prática há mais de dois anos com a Argentina.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host