UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

15/04/2010 - 19h17

Cinzas vulcânicas bloquearam 3 dos 4 motores de jumbo em 1982

EFE
Londres, 15 abr (EFE).- A erupção de um vulcão esteve perto de causar uma catástrofe aérea em 1982, quando um Boeing 747 da British Airways teve que fazer um pouso de emergência depois que cinzas vulcânicas bloquearam três dos quatro motores da aeronave.

O piloto do jumbo, Eric Moody, agora com 68 anos, lembrou hoje do caso, que terminou com uma aterrissagem no aeroporto de Jacarta em junho de 1982.

Segundo Moody, ele e sua tripulação não tinham consciência do que estava acontecendo porque a visibilidade na cabine era praticamente nula. Foi necessário fazer com que o avião planasse para sair da nuvem de cinzas e, assim, religar os motores afetados.

Mesmo com a cabine repleta de fumaça, piloto e tripulação conseguiram pousar o 747.

"As medidas que tomamos estão agora praticamente em qualquer manual de voo, mas, naquele momento, não sabíamos com o que tínhamos nos deparado. Demoramos dois dias para saber que tínhamos sobrevoado uma nuvem de cinzas vulcânicas", explicou Moody.

O comandante do voo em questão contou que, ao perceber que os motores tinham falhado, o pensamento inicial era de que algum erro havia sido cometido, mas depois souberam "aliviados" que o problema não ocorreu devido a um erro humano.

Os passageiros do voo lembraram que o piloto se manteve tranquilo quando explicou o problema pelo sistema de som do avião.

Moody, que foi publicamente homenageado junto a outros membros da tripulação por evitar a queda do avião, afirmou que os responsáveis pelo tráfego aéreo do Reino Unido "tomaram a decisão correta ao cancelar os voos durante o dia de hoje".

A nuvem de cinzas originada pela erupção de um vulcão na Islândia obrigou vários países europeus a fechar seu espaço aéreo e a cancelar inúmeros voos em todo o continente.

Segundo dados da Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol), 25% do tráfego aéreo da Europa foi suspenso hoje.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host