UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

15/04/2010 - 14h52

Cristina confirma que Argentina fará troca de bônus

EFE
Buenos Aires, 15 abr (EFE).- A presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, confirmou que hoje trocará bônus por US$ 20 bilhões em moratória desde 2001, com o que seu Governo pretende "recriar um novo cenário" para atrair investimentos.

"Queremos sair deste cenário no qual nos colocaram com a declaração da moratória e recriar um novo cenário para a Argentina, onde possamos fazer investimentos e nossos empresários tenham melhores taxas", assegurou o governante ao fazer o anúncio durante um ato na capital argentina.

Cristina anunciou que o ministro da Economia, Amado Boudou, será encarregado nesta quinta-feira de lançar a troca de bônus, operação inicialmente prevista para quarta-feira, e que foi adiada por questões burocráticas, segundo as autoridades locais.

Esses títulos estão nas mãos de credores que não aderiram à reestruturação de 2005, com a qual Argentina saiu da moratória.

"Se seguimos fazendo as coisas bem, nossas empresas vão poder buscar crédito internacional", ressaltou Fernández.

O governante defendeu pelo "fim dessa etapa" de endividamento que "tirou" à Argentina "do mundo" e afirmou que com as reservas de divisas acumuladas, US$ 47,5 bilhões, o Governo garante "o pagamento da dívida de modo sem recorrer aos mercados com as altas taxas que foram produto da moratória.

Boudou disse dias atrás que esta semana começariam as gestões para que a operação seja aprovada pelos organismos de regulação das bolsas da Itália e Luxemburgo, que ainda deram sinal verde.

Para esta oferta de refinanciamento há uma boa reação por parte dos credores, que terão prazo de "um mês" para aderir à troca, segundo explicou.

O ministro disse que esta é a última oportunidade de reestruturação e insistiu que espera que a operação seja "para a Argentina mais favorável que a de 2005".

Segundo analistas financeiros, o país sul-americano alcançará uma alta adesão a sua oferta, calculada em torno ao 80 %.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host