UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

15/04/2010 - 09h41

Eurocontrol prevê restrições no espaço aéreo em outros países europeus

EFE
Bruxelas, 15 abr (EFE).- As restrições no tráfego aéreo provocadas pelas cinzas de um vulcão islandês podem ser estendidas nas próximas horas a outros países, após as perturbações registradas no norte da Europa, afirmou hoje a Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol).

Em comunicado, o Eurocontrol informou que as restrições aéreas podem chegar ao longo da tarde a outros países europeus, como Bélgica e Alemanha.

Segundo Eurocontrol, a maior parte do tráfego aéreo está suspenso na Irlanda, Dinamarca, Noruega e Suécia, e destaca que o espaço aéreo britânico está fechado desde as 8h de Brasília.

A agência assinalou que as principais rotas que passam pelo limite norte do Atlântico chegaram aos aeroportos europeus com poucos transtornos.

A partir desta tarde, será necessário desviar as rotas do limite oeste em direção ao sul para escapar da área de cinza vulcânica, o que não evitará que sofram perturbações.

Eurocontrol explicou que sua unidade central de gestão do tráfego aéreo recebeu ontem à tarde o aviso que uma nuvem de cinza vulcânica procedente da Islândia poderia avançar em direção aos países do noroeste da Europa.

De acordo com os procedimentos internacionais, essa unidade de gestão, os provedores de serviços de navegação aéreos e as autoridades meteorológicas "iniciaram os procedimentos de coordenação apropriados para enfrentar a situação", apontou.

Lembrou que, pelas diretrizes da Organização da Aviação Civil Internacional, não é possível manter os serviços de controle de tráfego aéreo das aeronaves em espaços aéreos afetados por cinza vulcânica.

Dessa forma, diferentes provedores de serviços de navegação aérea enviaram notificações às companhias aéreas solicitando a suspensão temporária do tráfego.

As restrições são controladas pela unidade central de gestão do tráfego de Eurocontrol.

A agência assegurou que permanece em contato com os serviços de navegação, os aeroportos e as companhias aéreas para comunicar as medidas necessárias.

Aconselhou aos passageiros que se informem da situação de seus voos através do aeroporto ou de sua companhia.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host