UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/04/2010 - 07h42

Eurocontrol prevê que 70% dos voos na Europa não poderão decolar hoje

EFE
Bruxelas, 19 abr (EFE).- A Agência Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (Eurocontrol) prevê que entre 8 mil e 9 mil voos decolarão hoje na Europa, 70% a menos que em uma segunda-feira normal.

A nuvem de cinzas gerada pela erupção de um vulcão na Islândia impossibilitará a saída de cerca de 20 mil voos, informou a Eurocontrol, em comunicado, o que, em termos geográficos, significa que 50% do continente europeu ficará paralisado.

No entanto, a agência confirmou que o tráfego aéreo no sul da Europa permanece aberto, em países como Espanha, Portugal, partes da Itália e da França, Bálcãs, Bulgária, Grécia e Turquia, além de alguns no norte do continente, como Noruega e Suécia.

Em algumas regiões, o espaço aéreo mais elevado já pode ser utilizado graças à redução dos níveis de cinza, mas é difícil ter acesso a estas zonas já que as que as rodeiam continuam sem poder ser sobrevoadas.

A agência espera divulgar uma nova atualização da situação às 13h30 (horário de Brasília), depois que seus técnicos examinarem a situação e realizarem uma videoconferência com a Comissão Europeia e os países da União Euorpeia (UE) para coordenar uma resposta conjunta.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host