UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/04/2010 - 14h16

Índice de tendência futura da economia dos EUA sobe em março

EFE
Nova York, 19 abr (EFE).- O índice da tendência futura da economia dos Estados Unidos subiu em março 1,4 pontos percentuais e se encontra "entre seus níveis mais altos", o que faz prever que o crescimento econômico será mantido nos próximos meses, informou hoje a entidade privada The Conference Board.

Com o cálculo deste índice, no qual se estudam dez variáveis (das quais sete registraram melhoras em março passado), The Conference Board procura analisar uma visão do comportamento da economia em um prazo de seis meses.

"O índice se elevou de maneira sustentada no último ano e o ritmo de crescimento em um semestre se manteve bastante estável durante os últimos meses, graças aos avanços conseguidos nos indicadores do mercado de trabalho e financeiro", assegurou hoje Ataman Ozyildirim, economista dessa entidade privada.

Segundo ele, "as contratações trabalhistas fizeram sua primeira contribuição substancial ao índice, o que sugere uma recuperação que começou a ganhar força".

O avanço de 1,4 pontos conseguido em março se soma ao de 0,4 pontos de fevereiro e ao de 0,6 pontos de janeiro, segundo dados revisados da entidade. Para o economista Ken Goldstein, também da The Conference Board, "uma lenta recuperação poderia continuar durante os próximos meses".

O subíndice relativo à situação atual da economia americana subiu 0,1 pontos percentuais e o de "arraste", que mede a variação de dados econômicos que mudam mais tarde que outros, aumentou 0,2 pontos percentuais no mês passado.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host