UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/04/2010 - 06h46

Maioria dos países europeus mantém seu espaço aéreo fechado

EFE
Redação Central, 19 abr (EFE).- A maioria dos países europeus manterá hoje fechados total ou parcialmente seus espaços aéreos, pelo menos até esta tarde, devido à nuvem de cinza vulcânica procedente da Islândia.

Alemanha, Reino Unido e Bélgica manterão fechados seus espaços aéreos até as 16h (horário de Brasília) e Holanda até às 10h, enquanto que a Áustria o abriu nas primeiras hora de hoje, medida que também tomou a princípio Itália, embora posteriormente tenha anunciado de novo o fechamento no norte do país após receber os últimos boletins do tempo.

A Suécia ordenou a abertura sucessiva de grande parte de seu espaço aéreo, assim como a Dinamarca - embora só para a passagem de aviões acima de 11 mil metros - e Noruega, enquanto a França estuda a reabertura de alguns corredores.

A decisão da França se deve aos bons resultados dos voos de teste realizados desde ontem, embora por enquanto todos os aeroportos situados ao norte de uma linha imaginária entre Bordeaux e Nice permanecerão fechados pelo menos até amanhã às 4h (Brasília).

Isto inclui todos os aeroportos de Paris e o de Lyon, segundo anunciou ontem o Governo francês, enquanto vai continuar operando o de Nantes, que fica a cerca de 380 quilômetros da capital francesa, que foi reaberto ao tráfego comercial.

Na Alemanha, o departamento de segurança aérea ampliou até pelo menos as 16h o fechamento do espaço aéreo, medida criticada cada vez mais pelas companhias aéreas.

Esta medida foi adotada igualmente pela Bélgica, que decidiu estender o fechamento de seu espaço aéreo até a mesma hora.

O Ministério holandês de Transporte, Obras Públicas e Gestão de Água, indicou que a extensão do fechamento é baseada em previsões meteorológicas para as próximas horas, informa a manchete do "Dutch News".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host