UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

27/04/2010 - 13h57

Standard & Poor's rebaixa qualificação da dívida grega para bônus lixo

EFE
Atenas, 27 abr (EFE).- A agência de classificação de risco Standard & Poor's rebaixou hoje a qualificação da dívida grega ao nível de bônus lixo, de BBB+/A-2 para BB+/B, em meio aos complicados desafios políticos, econômicos e orçamentários enfrentados pelo Governo grego.

A Standard & Poor's rebaixou a dívida da Grécia pelas dúvidas sobre a capacidade do Governo grego de aplicar seu plano de austeridade, por causa da oposição interna e das fracas expectativas sobre sua economia.

"As opções do Governo estão se reduzindo devido ao enfraquecimento das perspectivas de crescimento econômico da Grécia", apontou, em comunicado, a Standard & Poor's, pouco depois de o banco central grego prever uma contração este ano de sua economia de 2%.

"A dinâmica desta crise de confiança gerou dúvidas, tanto sobre a capacidade administrativa do Governo de aplicar as reformas rapidamente, quanto de sua vontade política de abraçar um programa plurianual de austeridade fiscal", assegura a agência.

"A pressão para uma redução mais agressiva e ampla do gasto fiscal está aumentando devido aos interesses do mercado", asseguram os analistas da agência, que consideram que a dívida pública aumentará em 2011 para 131% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host