UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

28/04/2010 - 07h50

Comissão Europeia descarta reestruturação da dívida grega

EFE
Bruxelas, 28 abr (EFE).- A Comissão Europeia assegurou hoje que a reestruturação da dívida grega "não é uma opção" e deixou claro que não faz parte das negociações atuais em Atenas entre a CE, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional por um lado, e o Governo da Grécia, por outro.

"Não há nenhum cenário de reestruturação da dívida", afirmou o porta-voz europeu de Assuntos econômicos e monetários, Amadeu Altafaj.

"Nem a Comissão, nem o Banco Central Europeu nem o FMI colocaram nada parecido sobre a mesa", acrescentou.

Conforme o porta-voz comunitário, a questão de reestruturação da dívida grega que é evocada cada vez com mais força pelos mercados, "está fora de lugar".

Em Tóquio, o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, perguntado sobre a possibilidade de a Grécia adiar o pagamento de bônus para dez anos de 9 bilhões de euros que vence em 19 de maio, insistiu em que uma eventual reestruturação da dívida "não está é considerada".

Altafaj insistiu que Bruxelas trabalha baseando-se em "um só cenário", o decidido pelos líderes do Eurogrupo de pôr à disposição da Grécia um mecanismo de ajuda financiado conjuntamente mediante empréstimos bilaterais europeus e uma contribuição do Fundo Monetário Internacional.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host