UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

02/05/2010 - 14h59

Zona do euro define pacote de 110 bilhões de euros para a Grécia

EFE
Bruxelas, 2 mai (EFE).- Os ministros de Finanças da zona do euro decidiram hoje que a Grécia vai receber 110 bilhões de euros em ajuda internacional entre 2010 e 2012, sendo que 80 bilhões de euros sairão do bolso dos países que utilizam a moeda europeia.

"Decidimos ativar o plano de ajuda à Grécia", anunciou em entrevista coletiva o presidente do Eurogrupo (grupo de ministros de Finanças da zona do euro), Jean-Claude Juncker.

Antes dos primeiros desembolsos, será preciso, no entanto, completar nos próximos dias a tramitação parlamentar dos empréstimos bilaterais em alguns Estados-membros.

Juncker deixou claro que as autoridades gregas terão o dinheiro até o próximo dia 19, data de um importante vencimento da dívida pública do país.

O presidente do Eurogrupo também anunciou a realização de uma cúpula extraordinária dos líderes da zona no dia 7 para fazer uma primeira avaliação da tramitação dos empréstimos em nível nacional.

Na mesma entrevista coletiva, o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, elogiou a decisão e assegurou que o programa de ajuste trienal está sujeito a estritas condições.

"É um dia importante para a Grécia e para a estabilidade financeira e o euro", afirmou o comissário de Assuntos Econômicos e Monetários da União Europeia (UE), Olli Rehn.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host