UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

06/05/2010 - 03h16

BP instalará caixa de 100 toneladas para tentar conter vazamento de petróleo

EFE
Washington, 6 mai (EFE).- Técnicos da British Petroleum (BP) vão instalar nesta quinta-feira uma gigantesca caixa metálica de 100 toneladas em uma tentativa de frear o vazamento de petróleo no Golfo do México, cuja mancha se aproxima cada vez mais da costa do estado americano da Louisiana.

A esperança da empresa, que foi responsabilizada pelo Governo americano pelo vazamento que começou após o afundamento de uma plataforma de prospecção no último dia 22 de abril, é que a estrutura recolha o cru que, segundo os planos, será sugado por um navio na superfície.

A instalação demorará vários dias, e a técnica até agora nunca foi testada nas profundezas do mar, segundo admitiu Doug Suttles, chefe de operações da empresa.

"Se tudo acontecer de acordo com os planos, deveríamos começar a processar o fluido e deter o derramamento a partir da segunda-feira", disse Suttles, que acrescentou que se trata de uma operação "muito complexa, que provavelmente trará desafios".

A diretora do Serviço de guarda-costeira, contra-almirante Mary Landry, informou que o exterior da mancha negra estava, na quarta-feira à noite, "muito perto" das ilhas Chandeleur e do delta do rio Mississipi, no sudeste da Louisiana.

Após vários dias com o mau tempo atrapalhando as tarefas para diminuição da mancha, a última previsão meteorológica para a região indicou que é provável que a situação melhore nas próximas 72 horas.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host