UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

12/05/2010 - 21h00

Equador e Brasil assinam acordo de exportação postal para pequenas empresas

EFE
Quito, 12 mai (EFE).- O ministério das Relações Exteriores do Equador, Ricardo Patiño, e o embaixador do Brasil em Quito, Antonino Marques Porto, assinaram hoje um acordo que possibilitará a exportação por envio postal para micro, pequenas e médias empresas.

O documento foi assinado no I Colóquio Internacional de Regulação Postal, realizado em Quito até próxima sexta-feira com a participação de delegados dos 27 países integrantes da União Postal das Américas, Espanha e Portugal (UPAEP).

Em comunicado, o ministério equatoriano informou que o programa de cooperação e assistência técnica "permitirá aumentar as exportações dos pequenos e médios empresários".

Além disso, conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financiará a primeira fase do projeto, uma iniciativa que também será implementada por países como Colômbia, Peru e Uruguai.

Patiño afirmou no ato de assinatura do acordo que o projeto "constitui a aplicação prática de preceitos constitucionais como o incentivo e a promoção das exportações dos pequenos e médios produtores e do setor artesanal".

Acrescentou que o acordo inscreve-se nos princípios de fomento da cooperação sul-sul e "na promoção efetiva da integração entre os países latino-americanos".

A assinatura do memorando de entendimento foi realizada com o apoio do Governo e a ação coordenada dos ministérios de Indústrias e Produtividade, Telecomunicações, Relações Exteriores e da Agência Nacional Postal, os Correios do Equador e a Corporação Aduaneira.

O ministério lembrou que o projeto nasceu em 2004, dentro da Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA).

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host