UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

12/05/2010 - 08h20

FMI entrega à Grécia 5,574,8 bi de euros do plano de ajuda

EFE
Atenas, 12 mai (EFE).- O Fundo Monetário Internacional (FMI) entregou hoje à Grécia 5,574,8 bilhões de euros, a primeira contribuição efetiva do plano de ajuda internacional avaliado em 110 bilhões de euros, informaram à Agência Efe fontes bancárias.

A quantia, mais da metade dos 10 bilhões de euros que o FMI emprestará à Grécia neste ano, foi depositada hoje em uma conta especial do Banco da Grécia.

A soma é parte dos 20 bilhões de euros que ontem solicitou oficialmente o Executivo grego à Comissão Europeia, como primeiro lance da ajuda que os países do Eurogrupo e o FMI acordaram em dar à Grécia para que supere sua grave crise econômica.

Os 5,574,8 bilhões de euros entregues pelo organismo multilateral são com taxas de juros de 3,3%.

Por outro lado, espera-se que nos próximos dias Grécia receba outros 14,5 bilhões de euros, dentro da primeira contribuição do Eurogrupo, a taxas de juros de 3,6%.

A União Europeia (UE) deu sinal verde há uma semana para que Grécia, integrante da zona do euro, receba 110 bilhões de euros durante três anos, 80 bilhões de seus sócios da moeda europeia e 30 bilhões de euros do FMI.

Neste ano, a Grécia receberá 40 bilhões de euros, destes, 30 bilhões de euros do Eurogrupo e 10 bilhões de euros do FMI.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host