UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

12/05/2010 - 12h53

Moscou diz que revelará arsenal nuclear após ratificação do Start

EFE
Moscou, 12 mai (EFE).- Rússia sugeriu hoje que, da mesma forma que o Pentágono fez no início de maio, revelará seus arsenais nucleares quando seja ratificado o novo tratado de desarmamento estratégico assinado com os Estados Unidos.

"Após a entrada em vigor do tratado sobre armamento ofensivo, nós também poderemos estudar se tornamos público o número de portadores estratégicos desdobrados e de seus correspondentes ogivas nucleares", disse Andrei Nesterenko, porta-voz da Chancelaria russa.

Em 3 de maio, durante a Conferência de Revisão do Tratado de Não-Proliferação (TNP) nuclear em Nova York, o Pentágono desclassificou os dados sobre o arsenal estratégico americano até setembro de 2009.

"Essa atitude de Washington, sob nosso ponto de vista, eleva a transparência e contribui para reforçar a confiança entre as potências nucleares e as não nucleares", indicou Nesterenko.

Moscou e Washington acordaram ratificar de maneira sincronizada nos próximos meses o novo Start, que foi fechado pelos presidentes russo, Dmitri Medvedev, e americano, Barack Obama, em 8 de abril em Praga.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host