UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

12/05/2010 - 19h44

Poço no pré-sal tem reservas de 4,5 bi de barris, anuncia ANP

EFE
Rio de Janeiro, 12 mai (EFE).- A Agência Nacional de Petróleo (ANP) anunciou hoje ter encontrado um volume de petróleo recuperável de 4,5 bilhões de barris no poço Franco, no pré-sal da Bacia de Santos.

O petróleo encontrado, de 30 graus na escala API, foi localizado em uma área de perto de 400 quilômetros quadrados, a cerca de 200 quilômetros do litoral do Rio de Janeiro e à grande profundidade, sob uma camada de água de 2.189 metros.

A constatação foi feita após a perfuração de um poço na área que detectou uma coluna com 272 metros de espessura efetiva de petróleo.

A ANP afirmou que estuda a possibilidade de efetuar imediatamente os testes de formação para verificar a produtividade do poço, batizado de 2-ANP-1-RJS (Franco), enquanto já começou as perfurações em um segundo poço a 32 quilômetros dali.

O poço Franco fica a 45 quilômetros do Iara, de propriedade da Petrobras e que abriga reservas de entre 3 e 4 bilhões de barris.

O maior campo identificado no bloco até o momento é o de Tupi, onde a Petrobras calcula que possa recuperar entre 5 e 8 bilhões de barris de petróleo e gás natural.

A ANP considerou que a descoberta "reforça o otimismo" do Governo em relação ao potencial do pré-sal, que segundo seus cálculos pode conter entre 50 e 80 bilhões de barris, ou seja, cinco vezes as atuais reservas comprovadas do país (14 bilhões de barris).

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host