UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/05/2010 - 23h41

Toyota deve realizar recall de Lexus LS por defeito em controle de direção

EFE
Tóquio, 19 mai (EFE).- A japonesa Toyota deve convocar para recall os proprietários de 11.500 automóveis Lexus da série LS no Japão, nos EUA, na China e em vários países da Europa devido a um defeito no sistema de controle da direção, informou um porta-voz da companhia à agência Efe.

No Japão, o recall vai atingir 4,5 mil da série de luxo, enquanto cerca de outros sete mil estão nos EUA, China, Europa e "talvez em outros países", indicou o porta-voz.

A companhia acrescentou que nem todos os veículos contam com a função de controle de direção onde foi detectado o defeito, conhecida como VGRS, e por isso ainda está sendo determinada a amplitude da medida.

O VGRS é um sistema que ajusta a resposta do veículo ao movimento do volante em função da velocidade. Quando o carro está mais rápido, o sistema garante que o carro não mude de direção com cada pequeno movimento do volante.

À medida que a velocidade abaixa, a resposta aos movimentos do volante vai sendo progressivamente elevada.

O porta-voz da Toyota ressaltou que a função é opcional em vários modelos dos Lexus LS, e assinalou que não houve informação sobre nenhum acidente por esta causa.

A companhia, líder mundial do setor automotivo, reforçou seus processos de controle de qualidade em decorrência das várias chamadas a recalls nos últimos meses, quando mais de oito milhões de veículos no mundo todo foram revisados.

A situação abriu uma crise sem precedentes na companhia, que, além dos problemas com sua imagem, teve que pagar multa de US$ 16,37 milhões às autoridades americanas por ocultar durante meses um defeito em seus veículos.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host