UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

24/05/2010 - 13h29

BCE compra mais 10 bilhões de euros em dívida pública

EFE
Frankfurt (Alemanha), 24 mai (EFE).- O Banco Central Europeu (BCE) comprou mais 10 bilhões de euros em dívida pública e fará amanhã um leilão para retirar liquidez do mercado com o objetivo de neutralizar os efeitos da operação e evitar a alta da inflação.

O BCE informou hoje que quer retirar até 26,5 bilhões de euros do mercado durante sete dias e oferecerá aos bancos comerciais da zona do euro um máximo de 1% pela liquidez.

Na semana passada, o banco retirou 16,5 bilhões de euros para neutralizar os bônus adquiridos entre 10 e 14 de maio. Por isso, na semana passada, pôde comprar mais 10 bilhões de euros.

O BCE retirou os 16,5 bilhões de euros com taxa de juros marginal de 0,29%, em uma operação na qual 233 bancos ofereceram 162,74 bilhões de euros com uma taxa mínima de 0,25% e uma máxima de 1%.

O presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, defendeu novamente a compra de dívida pública, frente a críticas de que poderia criar pressões inflacionárias a longo prazo.

Além disso, o presidente do BCE ressaltou que o principal objetivo da entidade é evitar a inflação.

A Alemanha é um dos países que expressaram mais preocupação por um possível aumento da inflação, derivado da compra de dívida pública e privada que será feita pelo BCE para combater as tensões nos mercados pelo endividamento de alguns países da zona do euro.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host