UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

24/05/2010 - 15h12

Ipea diz que Brasil precisa de R$ 183,5 bi de investimentos em estradas

EFE

Brasília, 24 mai (EFE).- O Brasil precisa investir R$ 183,5 bilhões em obras de manutenção de sua rede de estradas e na construção de novas rodovias e pontes, conforme um relatório divulgado hoje por um organismo oficial.

Pelo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apesar de os investimentos em estradas terem aumentado em 290% entre 1999 e 2008, o volume ainda não é suficiente para solucionar os problemas da rede viária do país.

O Ipea analisou o impacto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), plano de infraestrutura que o Governo iniciou em 2007, e concluiu que só abrangeu 13% dos investimentos necessários nas estradas federais.

"O PAC é um avanço com relação ao que era feito antes, mas ainda é insuficiente para solucionar a situação da rede viária do país", declarou em entrevista coletiva o coordenador de Infraestrutura Econômica do Ipea, Carlos Alvares da Silva Campos Neto.

Destacou que as obras previstas no PAC para o setor de estradas estão atrasadas em 70% por diferentes razões, na maior parte dos casos por questões burocráticas.

Conforme o Ipea, atualmente, o Brasil conta com 61 mil quilômetros de estradas pavimentadas sob jurisdição federal, das quais 70% precisam de consertos ou reparos.

Além disso, existem outros 29 mil quilômetros de estradas sob administração privada ou estadual, que não foram incluídas no relatório elaborado pelo Ipea.

 

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host