UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

24/05/2010 - 08h30

Irã confirma que enviou carta à AIEA sobre troca nesta segunda

EFE
Teerã, 24 mai (EFE).- O Irã entregou hoje uma carta à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) detalhando o compromisso para a troca de urânio por combustível nuclear firmado com o Brasil e Turquia, informou a televisão estatal.

Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, conseguiram um compromisso por escrito do Irã para a troca de combustível nuclear fora de seu território.

Pelo acordo o Irã mantém o direito de continuar com o polêmico enriquecimento de urânio.

Os Estados Unidos e outros países defenderam na sexta-feira a necessidade de uma resolução advertindo ao Irã que usarão de sanções se o país não parar as atividades.

Brasília e Ancara sustentam que o compromisso da semana passada em Teerã representa o início e deveria ser suficiente para evitar medidas punitivas.

Embora o acordo seja um passo na direção correta, Washington afirma que persistem dúvidas sobre a intenção do programa iraniano e sobre a possibilidade de ter fins bélicos.

Na sexta-feira, o vice-presidente do Parlamento iraniano, Mohammad Reza Bahonar, advertiu que seu país poderia cancelar o acordo assinado com o Brasil e Turquia se o Conselho de Segurança da ONU aprovasse um novo pacote de sanções.

Em uma tentativa de evitar as mesmas e conquistar apoio, o ministro iraniano de Assuntos Exteriores, Manouchehr Mottaki, viajou no domingo ao México, um dos países-membros não-permanentes do Conselho de Segurança.

Hoje, o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad seu desejo de que a Rússia, membro permanente com direito a veto do Conselho, "atue com maior cuidado".

"Somos honestos em nossa relação com a Rússia e esperamos o mesmo deles. Peço que considerem sua postura sobre a declaração (da troca) de forma mais cuidadosa porque é um acordo histórico", afirmou o líder, citado pela agência estudantil de notícias local "Isna".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host