UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/05/2010 - 10h26

Países europeus pedem maior apoio ao carro elétrico

EFE
Bruxelas, 25 mai (EFE).- Alemanha, Espanha, França e Portugal enviaram hoje um comunicado conjunto para apoiar o veículo elétrico, no qual solicitam à Comissão Europeia que financie projetos sobre a mobilidade elétrica e pedem o aumento do trabalho para conseguir um standard definitivo de automóvel europeu em 2011.

"Consideramos que o veículo elétrico tem de ser colocado no centro dos interesses, unindo a pesquisa, a inovação, o desenvolvimento industrial e a sustentabilidade", diz o comunicado conjunto, publicado durante a reunião de ministros de Indústria europeus, realizado hoje em Bruxelas.

"O carro elétrico não é só uma solução para uma mobilidade eficiente e sustentável, mas uma importante oportunidade para a indústria europeia de automoção e os setores relacionados, como as tecnologias da informação e a comunicação, assim como a produção e a distribuição de energia".

Na nota, os quatro países pedem ao Executivo comunitário que outorgue "apoio financeiro" a projetos deste tipo, especialmente os que envolvem vários países, "porque fazem uma contribuição prática ao desenvolvimento de standards comuns e ajudarão a eliminar os obstáculos existentes na mobilidade além da fronteira".

Também solicita que as reuniões de analistas definam um standard comum de veículo e de sistema de carga na segunda metade deste mesmo ano, e um definitivo em 2011.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host