UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/05/2010 - 23h55

Japão chega ao 13º mês seguido com superávit comercial

EFE
Tóquio, 27 mai (EFE).- O superávit comercial do Japão chegou em abril a 742 bilhões de ienes (6,75 bilhões de euros), naquele que foi seu 13º mês consecutivo com números positivos, segundo informou o Ministério das Finanças nesta quinta-feira.

Esta melhora foi motivada por um aumento das exportações em 40,4% com relação ao mesmo mês do ano passado, chegando a 5,89 trilhões de ienes (53,6 bilhões de euros), especialmente graças à forte demanda dos vizinhos asiáticos, principalmente da China.

As importações aumentaram 24,2%, até 5,15 trilhões de ienes (46,8 bilhões de euros), o que supõe o quarto mês consecutivo de alta.

As exportações japonesas em termos gerais registraram o quinto mês seguido de alta, mas o ritmo de aumento reduziu levemente, segundo dados do relatório preliminar apresentado nesta quinta.

A China, que se tornou o principal parceiro comercial do Japão, aumentou suas compras entre as empresas japonesas em 45,3%, até 1,15 trilhões de ienes (10,4 bilhões de euros).

Para o Japão, com uma economia orientada às exportações, o aumento da demanda da China foi um dos principais fatores para avançar na recuperação econômica após superar a pior crise do pós-guerra no segundo trimestre do ano passado.

Com Brasil, México e Chile, as exportações aumentaram 53,3%, até 320 bilhões de ienes (2,9 bilhões de euros).

Nos primeiros meses de 2009, o Japão registrou balança comercial negativa, algo incomum em uma economia orientada às exportações que foi muito abalada pela queda da demanda mundial pela crise.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host