UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

27/05/2010 - 12h01

Comissão Europeia concede ajuda a Alemanha e Lituânia

EFE
Bruxelas, 27 mai (EFE).- A Comissão Europeia concedeu à Alemanha e à Lituânia 7,5 milhões de euros para ajudar 3 milhões de desempregados a encontrar uma nova vaga nos setores de eletrodomésticos, automobilismo e construção.

A ajuda será canalizada por meio do fundo de ajuste à globalização da União Europeia, que cofinancia com o Estado medidas e políticas de emprego ativas, ajustadas às necessidades dos trabalhadores de cada setor, que incluem desde assistência na busca de emprego, até a formação e o fomento das contratações.

Parte do dinheiro, 1,3 milhão de euros será para atender 1,3 milhão de trabalhadores demitidos na Lituânia.

As demissões ocorreram devido às dificuldades no setor da construção e na queda das vendas de eletrodomésticos, em ambos os casos por motivo da crise econômica.

Na Alemanha, os 6,2 milhões de euros do Fundo contribuirão para que 1,7 milhão de desempregados da indústria automobilística, que foram desligados de duas companhias.

A causa foi a mudança estrutural no desenho do comércio mundial e, em particular, da queda "significante" na fração de mercado europeu na produção de veículos, aponta a CE.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host