UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

27/05/2010 - 12h32

OCDE aposta pela inovação como estímulo de crescimento e emprego

EFE
Paris, 27 mai (EFE).- A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) lançou hoje sua estratégia de inovação como uma ferramenta chave para estimular o crescimento e a criação de emprego.

"O saber é o principal motor da economia mundial atual", afirmou o secretário-geral da OCDE, Ángel Gurría, durante a apresentação de uma estratégia que classificou de "chave" para melhorar o nível de vida dos países.

A OCDE, que hoje e amanhã celebra sua conferência anual ministerial, pede aos Governos de seus países-membros que adotem medidas para dinamizar a inovação com o objetivo de enfrentar os desafios como a mudança climática e as doenças infecciosas que requerem investimento no longo prazo.

"Os Governos devem seguir tendo um papel de guia e investir na pesquisa nesses âmbitos", mas também devem "fazer mais para coordenar as políticas" além de suas fronteiras, assinala a organização em comunicado.

Isso envolveria promover mecanismos internacionais para compartilhar o custo da inovação através da cooperação e a transferência de tecnologias entre os diferentes países.

A atual crise torna necessária a reforma destinada para aumentar a capacidade de inovação das sociedades, segundo a OCDE.

Gurría lembrou que vários Governos decidiram aumentar despesas em ensino e pesquisa no marco de seus programas de reativação econômica, algo que considera uma medida muito acertada.

A OCDE recomenda "medidas simples" como acelerar as formalidades administrativas e reformar as universidades com o objetivo de dar maior independência para melhorar a eficácia dos gastos públicos em inovação.

Racionalizar e simplificar as políticas de apoio à inovação pode ajudar a desencadear a mudança produtiva neste âmbito, assinala em sua estratégia de inovação.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host