UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

27/05/2010 - 23h51

Preços caem pelo 14º mês consecutivo no Japão

EFE
Tóquio, 28 mai (EFE).- O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do Japão desceu 1,5% em abril, no 14º mês consecutivo em queda, segundo informações divulgadas nesta sexta-feira pelo Governo.

A queda dos preços é maior que a registrada em março (1,2%), e amplia o problema de deflação que enfrenta a economia, considerada pelo Governo uma das principais ameaças na recuperação iniciada há um ano.

O índice, que exclui os alimentos frescos por sua excessiva volatilidade, ficou em 99,2, em comparação com a base 100 fixada em 2005, segundo o Ministério do Interior e Comunicações.

Em seu relatório, o Ministério também detalhou que, no mês de maio, o IPC em Tóquio, considerado um indicador da evolução futura dos preços, retrocedeu 1,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior, um décimo abaixo das previsões dos analistas.

O Banco do Japão, que mantém uma política de taxas de juros próximos a zero desde o final de 2008, espera que a inflação se estabeleça progressivamente na economia japonesa em 2011.

A tendência de alta do iene, que reduz o preço das importações, e os descontos governamentais à educação, são vistos como algumas das principais causas da queda dos preços em abril.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host