UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

27/05/2010 - 11h48

Primeiro-ministro turco chega a Brasília para se reunir com Lula

EFE
Brasília, 27 mai (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe hoje o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, que veio a Brasília para analisar a desconfiança com que os Estados Unidos e outros países receberam o acordo que os dois conseguiram com o Irã.

Erdogan deve se encontrar com Lula ao meio-dia no Palácio Itamaraty onde, além de analisar a situação do Irã, participará de uma assinatura de acordos bilaterais e dará uma entrevista coletiva.

Em meados deste mês Lula e Erdogan estiveram em Teerã, onde se reuniram com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, e conseguiram um acordo pelo que o Governo iraniano se compromete a entregar à Turquia 1,2 toneladas de urânio enriquecido a 3,5% e assim evitar sanções internacionais por seu programa nuclear.

O acordo, no entanto, foi recebido com ceticismo pelos Estados Unidos e outros países.

Erdogan chegou nesta quarta-feira a São Paulo, onde participou ontem à noite do encerramento de um seminário empresarial Brasil-Turquia.

Depois da visita, o primeiro ministro segue para o Rio de Janeiro onde participa amanhã da sessão inaugural do III Fórum da Aliança das Civilizações. Ele também irá visitar a sede da Petrobras.

A Aliança das Civilizações é uma iniciativa do presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, proposta em 2004 nas Nações Unidas com o apoio da Turquia.

Zapatero, que tinha previsto chegar hoje ao Rio de Janeiro para participar amanhã no Fórum com Lula e Erdogan, teve que suspender sua viagem para acompanhar de perto as medidas contra a crise econômica na Espanha.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host