UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/06/2010 - 06h01

Desemprego na Alemanha cai e chega a 7,7%

EFE
Berlim, 1 jun (EFE).- O número de desempregados na Alemanha registrou em maio um retrocesso de 0,4 pontos frente ao mês anterior, alcançando 7,7% da população ativa, informou nesta terça-feira a Agência Federal de Emprego.

A instituição pública com sede em Nuremberg, sul do país, destacou que há um ano o índice de desemprego na Alemanha era de 8,2%.

Além disso, ressaltou que em maio houve 165 mil desempregados a menos que em abril e 217 mil a menos que há um ano. O número atual é de 3,242 milhões de pessoas.

Os especialistas de Nuremberg destacaram que os efeitos da crise financeira e econômica continuam sendo moderados sobre o mercado de trabalho.

Acrescentaram que a chamada "Kurzarbeit", a redução da semana laboral, outros acordos entre patronal e empregados e a diminuição da oferta de mão-de-obra contribuíram para descarregar o mercado de trabalho.

A incipiente recuperação econômica está dando lugar também a uma redução do número de trabalhadores sob regime de "Kurzarbeit", cujo número diminuiu consideravelmente no primeiro trimestre deste ano.

A Agência destaca que em março havia 693 mil empregados submetidos ao regime, enquanto um mês antes eram 100 mil a mais, contra um total de 855 mil no início do ano.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host