UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/06/2010 - 17h17

Paraguai adota sistema brasileiro e japonês de televisão digital

EFE
Assunção, 1 jun (EFE).- O Governo do Paraguai decretou hoje a adoção do ISDB-T (Integrated Service Digital Broadcasting), de tecnologia brasileira e japonesa, para a televisão digital do país.

Segundo o decreto assinado pelo presidente Fernando Lugo, a Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel) deve realizar "as análises das questões técnicas e regulatórias que possibilitem a implementação dos sistemas de TV Digital Terrestre".

Assinado nesta segunda-feira e divulgado hoje pela Presidência em seu site, a lei ressalta que a adoção desse formato é resultado de uma série de consultas e debates entre especialistas do setor e que foi acordada no dia 30 de abril em uma audiência pública no Congresso paraguaio.

"Os critérios de decisão (...) estão alinhados com as recomendações da Comissão Interamericana de Telecomunicações (CITEL) e da Organização dos Estados Americanos (OEA)", acrescenta o texto oficial.

Assim o Paraguai soma-se aos sete países latino-americanos que optaram pelo ISDB-T, frente aos formatos oferecidos pela Europa e Estados Unidos, depois que a Venezuela, o Equador, a Argentina, o Brasil, o Chile, o Peru e a Costa Rica o fizeram.

Em contrapartida, a Colômbia, o Panamá e o Uruguai adotaram o sistema europeu.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host