UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

10/06/2010 - 09h44

BCE mantém as taxas de juros da zona do euro em 1%

EFE
Frankfurt (Alemanha), 10 jun (EFE).- O Banco Central Europeu (BCE) manteve hoje os juros básicos na zona do euro em 1%, o menor nível histórico, como esperavam os mercados.

A instituição europeia informou em Frankfurt que deixou inalterada a facilidade marginal de crédito, pela qual empresta dinheiro aos bancos, em 1,75%. Por sua vez, o BCE manteve a facilidade de depósito, que remunera depósitos overnight em bancos centrais nacionais, em 0,25%.

O BCE deixou o preço do dinheiro em 1% há mais de um ano e o manterá assim até a segunda metade de 2011 já que as crises do endividamento da Europa poderiam dificultar a recuperação econômica.

Já o Banco da Inglaterra também manteve a taxa reitora em 0,5%, pelo sétimo mês consecutivo.

O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, não assinalou ontem uma pronta elevação das taxas de juros em seu comparecimento diante o comitê de orçamento da Câmara de Representantes.

Nesta quinta-feira, o BCE divulgará as novas projeções macroeconômicas para o zona do euro nas quais revisará em alta ligeiramente suas previsões de crescimento e inflação, segundo os analistas.

A partir das 9h30 (no horário de Brasília), Trichet dará mais detalhes sobre as deliberações do conselho de Governo em entrevista coletiva em Frankfurt, que também será transmitida ao vivo pelo site.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host