UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

15/06/2010 - 12h54

Moody's rebaixa classificação de solvência de 9 bancos gregos

EFE
Atenas, 15 jun (EFE).- A agência Moody's anunciou hoje que rebaixou a classificação de solvência de nove bancos comerciais da Grécia, após colocar ontem o rating da dívida soberana desse país ao nível de bônus lixo (da3 a Ba1).

Em comunicado, Moody's precisou que a solidez financeira individual dessas entidades não foi afetada pela classificação em baixa dada hoje pela agência.

As entidades afetadas em diversas medidas, todas elas com sede em Atenas, são National Bank of Greece, EFG Eurobank Ergasias, Alpha Bank AE, Agricultural Bank of Greece, Emporiki Bank of Greece, Geral Bank of Greece, Piraeus Bank SA, Attica Bank e Marfin Egnatia Bank SA.

A agência de classificação de risco assinalou que a queda de avaliação da solvência da dívida grega levou Moody's a diminuir a capacidade do Governo para apoiar o sistema bancário nacional.

Destacou como um elemento positivo que o Executivo grego se comprometa a sustentar o sistema bancário nacional mediante uma série de ferramentas, financeiras e não financeiras, que podem empregar-se para ajudar aos bancos.

Moody's acrescentou que o temor com relação à pressão sobre a liquidez e a deterioração da qualidade dos ativos bancários motivou os ajustes para baixa da qualificação dos bancos gregos.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host