UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

15/06/2010 - 15h53

Telefónica propõe que PT eleve dividendos caso aceite oferta pela Vivo

EFE
Madri, 15 jun (EFE).- A companhia espanhola Telefónica solicitou que a Junta Extraordinária da Portugal Telecom (PT) submeta aos acionistas a proposta para distribuir dividendo extraordinário de 1 euro por ação no caso de o grupo luso aceitar sua oferta pela companhia brasileira Vivo.

O grupo espanhol informou hoje que, como acionista da Portugal Telecom, com uma participação de 8,51%, e de acordo com a legislação portuguesa, solicitou a inclusão de um novo ponto na ordem do dia da Junta Extraordinária de Acionistas, que será realizada no dia 30 de junho.

Segundo a Telefónica, o objetivo desta iniciativa é submeter aos acionistas da Portugal Telecom o "reforço" da atual política de remuneração ao acionista mediante a distribuição de um dividendo complementar e extraordinário, para o ano de 2010, caso seja aprovada a oferta da operadora espanhola para adquirir a participação da companhia lusa na Vivo.

O aporte deste dividendo seria de 1 euro por ação ou superior se assim propor o Conselho de Administração da companhia lusa.

Na proposta remetida à PT, a Telefónica destaca que a venda de sua participação na Vivo "contribuirá para reforçar substancialmente" a situação financeira da operadora portuguesa.

Esse reforço, acrescentou a multinacional espanhola, permitirá à operadora lusa reduzir "consideravelmente" sua dívida financeira e fortalecer sua política de retribuição aos acionistas.

O conselho de administração da Portugal Telecom tinha concordado em submeter o pagamento de um dividendo de 0,575 euro por ação nos anos de 2009, 2010 e 2011 à assembleia geral de acionistas.

No início deste mês, a Telefónica aumentou sua oferta à PT de 5,7 bilhões de euros (US$ 6,954 bilhões) para 6,5 bilhões de euros para conseguir 50% da Brasilcel (empresa mediante a qual a PT e Telefónica controlam 60% da Vivo).

O grupo espanhol pretende juntar essa operadora à Telesp, concessionária de telefonia fixa de São Paulo, e desta forma oferecer serviços convergentes.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host