UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/06/2010 - 15h00

Parlamento europeu cria comissão para preparar perspectivas financeiras

EFE
Estrasburgo, 16 jun (EFE).- O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje a criação de uma comissão especial encarregada de preparar o próximo marco orçamentário da União Europeia a partir de 2014.

A nova comissão será composta por 50 deputados e terá como objetivo identificar "os desafios políticos e recursos orçamentários para uma UE sustentável após 2013", explicou a instituição.

O organismo será encarregado de definir as prioridades do PE para o próximo marco orçamentário, estimar a quantidade de dinheiro que a UE precisará para alcançar seus objetivos e definir a duração das próximas previsões financeiras.

Tradicionalmente, cada marco orçamentário é válido para sete anos (o atual vence em 2013), mas os parlamentares querem ajustar esse tempo para que coincida com os mandatos da Comissão Europeia (CE) e do próprio Parlamento, renovado a cada cinco anos.

A comissão, cuja composição será aprovará nesta quinta-feira, apresentará os resultados de seu trabalho em um relatório que deve ser aprovado pelo plenário antes de julho de 2011, quando a CE apresenta sua proposta para o próximo período financeiro.

A princípio, o primeiro encontro da nova comissão parlamentar será realizado no próximo mês em Estrasburgo (França) e nele os membros elegerão um presidente, um vice-presidente e um conferente para o relatório.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host