UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/06/2010 - 08h46

Congresso dos EUA alcança um acordo sobre a reforma financeira

EFE
Washington, 25 jun (EFE).- O Congresso dos Estados Unidos alcançou hoje um acordo preliminar, após mais de 20 horas de negociações, sobre o texto da reforma financeira mais ambiciosa desde a Grande Depressão e que agora será votada nas duas câmaras.

O acordo representa uma vitória para o presidente Barack Obama que irá à cúpula do Grupo dos Vinte (G20, os países ricos e os principais emergentes) em Toronto com uma prova de que os Estados Unidos fizeram alto de concreto para evitar as crises financeiras com impacto global.

A reforma afeta todos os âmbitos do setor financeiro, pois inclui medidas de proteção ao consumidor, maior poder de supervisão ao Governo, regula pela primeira vez os mercados de derivados e limita a possibilidade dos bancos, como ocorreu em anos anteriores, arriscarem seus fundos.

O compromisso entre as versões da Câmara de Representantes e o Senado faz prever que a reforma financeira será aprovada da mesma maneira que o sistema sanitário em março passado, sem um só voto republicano.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host