UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/06/2010 - 13h05

Grécia desmente venda de ilhas para pagar dívida

EFE
Atenas, 25 jun (EFE).- O porta-voz oficial do Governo grego, Yorgos Petalotis, desmentiu que o Estado queira vender algumas de suas 6 mil ilhas para poder pagar sua enorme dívida, como informava hoje a imprensa britânica.

"Trata-se de uma completa falta de exatidão, fora da realidade e inclusive um insulto", disse Petalotis em carta enviada ao jornal "The Guardian", que publicou um artigo sobre o assunto.

O artigo afirma que a Grécia vende suas terras devido "à incapacidade do Estado para desenvolver a infraestrutura básica ou vigiar a maioria de suas ilhas".

O porta-voz destacou que "a compra e venda de ilhas gregas privadas não é nada novo e nem é uma notícia, tanto na Grécia como em qualquer outro lugar", após confirmar que a de Nafsika, no Jônico, está à venda há muito tempo.

Nafsika é uma ilha de propriedade privada e, segundo a imprensa grega, seu preço é de 15 milhões de euros.

Petalotis também desmentiu o fato de seu Governo negociar com empresários chineses e russos a venda de terra na ilha grega de Rodas.

A Grécia conta com mais de 6 mil ilhas e ilhotas, mas apenas 227 estão habitadas.

O "The Guardian" também se referiu à venda de terras na ilha de Mykonos, cuja terceira parte da área supostamente à venda "pertence ao Estado grego".

Esta venda foi rejeitada pelo Conselho Municipal da Prefeitura de Mykonos, que se referiu à eventual operação como uma "grande mentira".

O primeiro-ministro grego, Yorgos Papandreu, declarou hoje perante o Parlamento que já respondeu negativamente sobre a venda de terrenos nacionais durante sua visita à chanceler alemã, Angela Merkel.

Em março, durante sua visita a Berlim, quando buscava apoio europeu para sanear dívidas, Papandreu disse que "as ilhas são livres e estão sob soberania estatal".

Acrescentou então que, embora a Grécia vendesse suas ilhas, "seria um ganho provisório" e que haveria métodos mais eficazes para cancelar a dívida soberana.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host