UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/07/2010 - 15h22

Avanço da atividade manufatureira diminui em junho nos EUA

EFE
Nova York, 1 jul (EFE).- A atividade do setor manufatureiro nos Estados Unidos prosseguiu seu avanço em junho, mas em ritmo sensivelmente inferior com relação ao mês anterior, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM, na sigla em inglês).

O índice de atividade mostrado pela entidade diminuiu no mês passado para 56,2 pontos, diante dos 59,7 pontos de maio.

O retrocesso foi mais agudo do que previam os economistas, que esperavam que o índice se situasse em 59 pontos.

Um número superior a 50 pontos reflete um aumento generalizado da atividade nas empresas do setor. Abaixo desse nível, aponta para uma contração.

O diretor do comitê responsável por esta pesquisa mensal, Norbert Ore, lembrou, no entanto, que a atividade manufatureira se manteve em alta durante 11 meses e considerou que não era surpreendente o enfraquecimento percebido em junho em comparação ao mês anterior, depois do robusto crescimento experimentado pelo setor.

O índice abaixo do previsto relativo a novos pedidos às empresas do setor caiu para 58,5 pontos no mês passado, frente aos 65,7 pontos em maio.

O índice de emprego no setor diminuiu a 57,8 pontos em junho, comparado com os 59,8 pontos do mês anterior. O correspondente aos preços pagos pelas empresas por bens e serviços para desenvolver sua atividade retrocedeu a 57 pontos no mês passado, com relação aos 77,5 pontos de maio.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host