UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

04/07/2010 - 15h46

Portugal Telecom desmente operações de compra no mercado brasileiro

EFE
Lisboa, 4 jul (EFE).- A Portugal Telecom esclareceu hoje que não estuda "especificamente qualquer operação concreta de aquisição ou fusão no mercado brasileiro" depois que veículos de imprensa do Brasil e de Portugal noticiaram uma possível fusão entre a companhia e a Oi.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários de Portugal (CMVM), a Portugal Telecom reagiu às notícias segundo as quais seus principais acionistas avaliavam comprar a Oi para desbloquear a operação entre a empresa portuguesa e a Telefónica.

Na nota, a Portugal Telecom explica que seu Conselho de Administração "nem se reuniu, nem discutiu" o que foi divulgado na imprensa e aponta que não constituiu "nenhum líder para negociar com terceiros qualquer fusão com a brasileira Oi ou sociedade com ela relacionada".

Na quarta-feira, o Estado português impediu a venda da parte da Portugal Telecom na Vivo para a Telefónica por 7,15 bilhões de euros, apesar de a assembleia geral de acionistas da companhia lusa ter aprovado a transação, ao usar suas ações com direitos especiais ("golden share"), instrumento considerado incompatível com a legislação europeia.

O Executivo socialista português justificou o veto alegando a defesa de "interesses estratégicos" nacionais e defendeu sua legalidade ao argumentar que o uso do "golden share" tem amparo na lei do país.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host