UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

04/07/2010 - 10h56

Provas de solvência dos bancos serão publicadas no fim de julho

EFE
Paris, 4 jul (EFE).- A ministra de Economia e Finanças francesa, Christine Lagarde, indicou hoje que as provas de solvência a que foram submetidos os bancos europeus serão publicadas em julho e, então, ficará provada a solidez das entidades.

Lagarde, que participava de encontros econômicos em Aix-en-Provence (ao sudeste da França), assinalou à imprensa que "se não está enganada lá pelo dia 23 de julho serão divulgados os resultados".

Nesse momento, todos poderão entender melhor "os critérios" aplicados pelo comitê de supervisores bancários europeus que realizaram as simulações a pedido da União Europeia (UE) para avaliar sua resistência em condições de deterioração extrema de sua conjuntura.

Lagarde, que assegurou não estar preocupada com as entidades francesas, é uma das responsáveis econômicas na Europa que se mostraram favoráveis de comunicar os resultados desses testes nos últimos meses.

Com relação aos testes similares ao que foram submetidos no ano passado os 22 grandes bancos europeus - cujos resultados não foram revelados -, a titular de Economia e Finanças disse que em qualquer caso demonstraram que os bancos estavam "suficientemente capitalizados" para enfrentar a piora das condições macroeconômicas.

Espanha forçou no mês passado a decisão europeia de publicar os controles de estresse, ao advertir que divulgaria os resultados de seus bancos para frear a especulação dos mercados contra seu sistema financeiro.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host